domingo, 1 de março de 2009

Pensamentos sobre a Educação... Física

Com o início do ano letivo alguns pensamentos invadem minha mente. Eles são recorrentes, estiveram por aqui ano passado e depois foram embora. Em 2007, quando iniciei minha carreira docente ocorreu a mesma coisa.
Sempre me pergunto: o que a Educação Física tem a oferecer? O que eu tenho a oferecer? Tenho condições de mudar o mundo, ou o mundo é esse que está ai e não depende de mim para ser mudado? As perguntas persistem, as respostam mudam. Hoje sei que a Educação Física tem muito a oferecer, muito sobre o movimento e muito além do movimento, talvez, a maior riqueza da Educação Física resida no fato de poder se aproximar dos alunos parados e em movimento. Nenhuma outra área de conhecimento conta com essa possibilidade, imagine alunos correndo, um atrás do outro, de repente alguém os chama e pede: agora todos devem dizer uma palavra com g para pegar alguém. Imagine isso na cabeça de uma criança.
Esses pequenos pontos podem mudar o mundo. Me lembro do ano passado das minhas turmas de quarta série, quantas e quantas vezes disse a eles que não gritaria na aula e não utilizaria apito. No fim do ano conseguiamos construir coisas maravilhosas, coisas que eles passaram a utilizar em suas vidas, em seus mundos...

Tenho muito mais para escrever, tanto, que nem sei como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário