sábado, 28 de março de 2009

Temas e Conteúdos para Educação Física Escolar

Outro dia li no Blog do João Freire um post sobre a sistematização dos temas e conteúdos da Educação Física ao longo dos anos pertinentes ao processo educacional formal. O tema é interessante, porém, altamente "periculoso" - como diz um conhecido.
Penso que primeiro é preciso diferenciar tema de conteúdo, um primeiro olhar pode revelar certa semelhança entre um termo e outro, mas na verdade, existem diferenças determinantes entre um e outro.
Coll (1998) argumenta que os temas são os elos de ligação entre o aluno e o conteúdo que será aprendido na aula, nessa perspectiva, o futebol por exemplo seria um tema. Dentro deste tema poderíamos trabalhar o conteúdo chute, passe ou cooperação. Assim, pode-se dizer que o eixo temático calcado nos jogos, nas modalidades esportivas, nas danças e nas ginásticas; abrem infinitas possibilidades temáticas para a Educação Física Escolar.
Vamos imaginar uma aula na qual o professor queira trabalhar saltos. Quantas manifestações da cultura de movimento utilizam o salto? De cabeça vou citar algumas: o atletismo, o volei, o basquete, a capoeira, as ginásticas rítmica, artística e geral, o break, jogos com corda, amarelinha e por ai vai. Isso quer dizer que se quisessemos pensar a aula pelos conteúdos, seu desenvolvimento seria possível, mas complicado. Outra possibilidade é pensar nas aulas a partir dos temas, vamos lá.
Um tema como o break, dança engendrada à cultura Hip Hop, exigirá do professor conhecimentos sobre os contextos nos quais o Hip Hop é apontado por jovens e adultos como possibilidade real para desenvolvimento do SER humano. Pensando especificamente no Break, a ideia seria abordar conteúdos como o ritmo, a movimentação do corpo no espaço, o equilíbrio, as mudanças de direção, o enfrentamento e alguns outros. Me parece mais adequado pensar nas aulas partindo dos temas e perceber quais conteúdos esses temas suscitam durante seu desenvolvimento. Passemos ao próximo desafio.
Como organizar esses temas ao longo dos anos? Quais conteúdos devemos oferecer para os nossos alunos? Essa organização deve ser igual em todo um estado? Em toda uma cidade?
Tentarei responder parte desses questionamentos no próximo post.

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