sexta-feira, 6 de março de 2009

Meus meninos e seus pés no chão



O início do ano letivo traz consigo uma série de novidades. Ano passado não dei muita importância a vestimenta dos alunos nas minhas aulas, quase sempre um estava de calça jeans, sapato ou bota.
Neste ano decidi agir de outro modo, afinal, se eles não souberem das roupas mais ou menos indicadas para a prática de atividade física e os motivos da indicação na escola, onde eles saberão? Pensando nisso, abri diálogo em todas as turmas que ministro aula, a pergunta era: com que roupa eu vou para a aula de Educação Física?
A resposta mais utilizada foi ótima: "essa aqui professor" apontando para a roupa que estavam utilizando. Alguns se arriscaram a mudar, disseram que existem roupas adequadas, mas não sabiam quais eram. Quando olhei para a resposta que eles fizeram a minha pergunta, a roupa deles, encontrei ampla variedade: macacões, vestidos, sandalhas, chinelos, calças jeans e até uma bota - nesse calor...
Conversamos sobre as vestimentas, fomos a quadra e vivenciamos algumas brincadeiras, nos interessava perguntar para os alunos como eles se sentiam correndo com aquelas roupas: era bom? será que com outra roupa ou calçado seria melhor? Chegamos a conclusão de que as roupas que tradicionalmente não são indicadas para a prática de atividade física não seriam adequadas para os dias da aula de Educação Física.
Na próxima aula todos estavam lá, alguns se esqueceram do combinado, mas, a maioria não. Quando fomos para a quadra, algo me espantou. Antes da formação da roda de conversa que inicia a aula, todos os alunos - excessão feita a dois ou três - estavam sentados tirando seus tênis. E ai? O que fazer? Dialogar! Ficou muito claro que todos eles estão acostumados a brincar descalços, ministro aulas numa região na qual existem ruas de terra, árvores, pedras e asfalto. Quem sou eu para priva-los de suas características? Depois de pensar em tudo isso em vinte segundos - quem é professor sabe do que estou falando - abri o diálogo com eles.
Eles me disseram que sempre brincaram assim, disse a eles que o risco de haver um machucado era maior, mas se eles quisessem eu não os obrigaria a colocar os tênis novamente, adivinhe, ninguém o colocou de volta. A foto do post, mostra os tênis dos meus meninos, meninos que brincam com seus pés no chão.

2 comentários:

  1. Mais quais sâo as roupas adequdas para educaçâo fisica ?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns B-Boy muito loco seu blog eu não o conhecia ainda...mas seu texto é uma realidade que nos deparamos diversas vezes, mto legal msmo cara de você sempre espero o melhor eh isso daí mano tamo junto nessa caminhada abraços leo VAI CORINTHIANS srsrsrsrs

    ResponderExcluir