segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo Fenômeno e a Educação Física Escolar


Parece estranho abordar um tema ligado ao futebol de alto rendimento em um Blog que trata das coisas da Educação Física Escolar, mas não é. O feito realizado por Ronaldo, ontem, em Presidente Prudente - SP, ganhou eco em todos os veiculos de comunicação. Desde o jornal Metro News, que é distribuído gratuitamente nas estações do metrô de São Paulo até o Jornal Nacional que realizou uma entrevista ao vido com o "fenômeno". E a Educação Física, onde entra neste diálogo?

O esporte, tradicionalmente, é apontado como principal tema das aulas de Educação Física no contexto escolar. Não concordo muito com isso e sempre tento criar outras possibilidades, aponto o esporte como mais um dos eixos temáticos e, geralmente, trato as questões do esporte nas minhas aulas no terceiro bimestre letivo - agosto e setembro. Os alunos não gostam. Pedem para jogar bola, dizem que o outro professor de Educação Física os deixavam livres em algumas aulas para jogarem bola.

Eu acredito que o esporte não é o principal tema da Educação Física Escolar, em contrapartida, não posso negar que este permanece no imaginário social de todos nós, por isso, vejo uma possibilidade pedagógica para os professores responsáveis por este componente curricular. Imagine, quantos conteúdos podemos tratar com os alunos partindo deste tema: Ronaldo. Conhecimentos sobre fisiologia, cinesiologia, futebol, filosofia e sociologia, podem compor este rol que não deve ser ignorado. Muitas vezes, pensamos que as coisas do mundo não devem influenciar nossas aulas, digo exatamente o contrário, afinal, somos parte dele. Não concordo, porém, com o trato acritico dos acontecimentos, tratar de Ronaldo em uma aula, significa pensar na condição humana do século XXI, qual condição? a do mito.
Foto: Cesar Greco /FOTOARENA / Parceiro / Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário