quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dar Aula Cansa!

Dar aulas não cansa! Cursei a licenciatura em Educação Física ouvindo esta frase. Cansa é ver os alunos desinteressados na aula, sem ler sequer um texto relacionado à disciplina. Cansa o trânsito, cada vez mais caótico na cidade de São Paulo. Cansa o relacionamento com os coordenadores de curso, com os funcionários da segurança. Mas dar aula, isso não cansa mesmo.
Nesses poucos anos de experiência que acumulo percebi algumas coisas. Uma delas é que as discussões com superiores e colegas professores são coisas da profissão, portanto, da aula. O cansaço que provém do trânsito aparentemente irremediável da capital paulista são coisas da profissão, portanto, da aula. Os alunos, desinteressados, que nos dão trabalhos e nos levam a profundas reflexões sobre nossa prática pedagógica, além de testar como poucos nossa paciência existem, são coisas da profissão, portanto da aula.
Em outras palavras dar aulas cansa, e muito. É gostoso, gratificante quando da certo, é bom. Estar em contato com os alunos, criar laços afetivos com turmas inteiras, chegar a escola e sumir no meio de dez, vinte, trinta crianças que abandonam suas carteiras para correr e te abraçar, é maravilhoso.
Mas não se enganem, dar aula cansa e muito!

Um comentário:

  1. Olá, professor! Como vc, também sinto esse gosto em fazer o que faço... Não tenho muita história pra contar como professor (estou iniciando meu 3° ano na rede estadual), mas o que tenho pra contar já vale bastante! Vale cada minuto empenhado na reelaboração constante disso que chamam de "dar" aula! Abraços e, se puder, passe para visitar meu blog, a proposta é semelhante!!!

    ResponderExcluir