Hoje foi dia de atribuição. Para quem não sabe na rede estadual de ensino existe um processo de atribuição das aulas disponíveis em cada unidade escolar. Os professores concursados, ou melhor, os titulares de cargo efetivo - conhecido como efetivo - têm preferência na atribuição. Como sou efetivo pude atribuir minhas aulas hoje. Neste ano vou trabalhar com duas segundas séries, três terceiras, quatro quartas e uma sexta série.
A atribuição para os efetivos é tranquila. O momento mais desgastante desta fase é a atribuição para os professores que não são concursados - chamados de OFA. Esses professores tiveram que prestar uma "provinha" no fim do ano letivo de 2009. Alguns se deram bem outros, nem tanto. Muitos deles correm o risco de terem sua carga horária diminuída para 12 horas semanais a serem cumpridas do modo como a diretoria da unidade escolar melhor entender.
Isso tem gerado muitas irritações nesses professores. Para dizer a verdade não tenho um posicionamento definitivo em relação a este assunto. Não será fácil resolver este problema. Considero que há um número excessivo de professores contratados em caráter temporário na rede de ensino. Alguns defendem a efetivação compulsória desses professores, mas, sempre me pergunto se essa é a saída...
Nenhum comentário:
Postar um comentário