quarta-feira, 17 de março de 2010

Relações entre o Paradigma Biomédico e a prática pedagógica

Estabelecer uma relação entre prática pedagógica - em qualquer componente curricular Biomédico denunciado por Capra (1978) é mais simples do que pode parecer.

Paradigma refere-se a modelo. Nesse sentido, o termo indica um modelo de medicina alinhado aos valores epistemológicos gerados nas Ciências Biológicas. Falamos aqui nos séculos XVI e XVII, a essência deste modelo gira em torna da quantificação dos resultados obtidos em pesquisas e intervenções junto aos diferentes grupos societais. Naquela época a Medicina se destacou no meio científico e social, passaram a ditar regras para o bem viver, sempre com inspirações no modelo tradicional de ciência.

Com o passar dos anos novas epistemologias foram criadas, e os valores que outrora eram absolutos passaram a sofrer severas críticas. Com a medicina não foi diferente. As críticas, para variar, oriundas das ciências humanas demonstravam a desumanização das práticas adotadas pelos médicos...

Prática pedagógica no próximo post. Agora não da tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário