quarta-feira, 10 de março de 2010

Estaleiro

Nesta semana vou ficar de molho por quatro dias. Estou com uma dor daquelas na região lombar.
A visita ao hospital revela o quanto somos prejudicados com o nosso modus vivendi, essa dor na região lombar me acompanha há alguns meses. Um dor irritante, que acaba com o meu bom humor.

Chegando ao hospital tomei aquele bom e velho chá de cadeira, quando finalmente entrei no consultório médico fui perguntado sobre os sintomas da dor. Desabafei... o médico olhou para o meu rosto e receitou dois remédios para dor. Remédio para dor? E os exames? Após pergunta-lhe ouvi a pior resposta possível: tome o remédio por uma semana, se a dor voltar me procure e nós marcamos uma ressonância magnética.

Capra (1978) veja bem 1978 denuncia o modelo biomédico de ciência como algo ruim para o ser humano. A maior preocupação não é o humano, outrossim, a doença. Este modelo culminou em algo pior, não se apura qual o motivo da doença, trata-se os sintomas.

Imagine uma dor insuportável na mão. Se você procurar um médico, pode ser que ele trate primeiro dos anéis que estão em seus dedos para depois olhar para sua mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário