sábado, 30 de janeiro de 2010

Está chegando a hora



Equanto algumas pessoas começam a se preparar para o carnaval, organizo minhas coisas e meu espírito para voltar ao trabalho.
Em 2010 inauguro meu quarto ano como professor de Educação Física na rede estadual de ensino, o terceiro como efetivo no cargo - em 2007 trabalhei como eventual.
Tudo indica que este ano será melhor que os outros. Pela experiência que pude adquirir nos anos anteriores; pela melhora nas condições da escola e, sobretudo, por eu conhecer os alunos e eles me conhecerem. Acredito que isso é fundamental.
Vamos ver como será...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vida de Mestrando



Vida de mestrando é basicamente essa. Nós temos o direito de ir e vir, mas se puder levar o Lap Top melhor.

Passei o último fim de semana em Cássia, interior de Minas Gerais que fica a mais ou menos 400 quilômetros de São Paulo.

Estava organizando um dos últimos capítulos da minha dissertação de mestrado quando fui surpreendido pelo Hercules, garoto da foto, que me perguntou o seguinte: O que você está fazendo neste negócio?

Entre uma explicação e outra fui fotografado pela minha mãe.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Homenagem a vida de Dona Zilda Arns

Que Deus a receba com o carinho que a senhora dedicou a todas as pessoas que passaram pela sua vida.

Que aqueles que ficaram por aqui tenham a oportunidade de aprender com as grandes lições de sua vida

Que tenhamos a oportunidade de viver a vida.

Obrigado.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Obrigado por Fumar



O Filme Tank you for Smoking - Obrigado por Fumar - aborda como nenhum outro, assistindo por mim, a temática do fumo por um outro ponto de vista.
Classificado como comédia, o filme estrelado por Aaron Eckhart, no papel de Nick Naylor, mergulha em uma temática contemporânea, ou melhor, uma temática que acompanha a humanidade há muito tempo.
Nick Naylor é um profissional que ganha a vida defendendo o uso de cigarros. Sabe-se que essa indústria movimenta trilhões, seja la a cifra que você prefira utilizar: real, euro, dólar, libras...
Sua profissão: o lobby. Essa atividade é muito comum em diferentes meios, mas, aparece com inigualavel destaque na política. Os lobbystas defendem pontos de vista, as vezes comuns ao da maioria da sociedade, as vezes, opostos.
Nick Naylor é um desses lobistas - vou mudar a grafia, estou achando feio escrever do outro jeito - que lutam por interesses que claramente não agradam a maioria da população. Ele é representante de uma fundação de estudos do tabaco e, como tal, defende seu produto de uma maneira muito inteligente, seu argumento principal: a autonomia.
Tomei o cuidado de perceber quantas vezes o termo autonomia aparece no filme. Fiquei surpreso, não apareceu nenhuma vez. Por outro lado, o argumento central de Nick para defender o fumo era a liberdade de escolha. Para ele, todos devem ter o direito de escolher. Se a escolha de um cidadão for pelo cigarro, as pessoas devem respeitar sua decisão e acatá-la.
A mensagem do filme é interessante. Vale a pena assistir. No entanto, a percepção de autonomia como possibilidade de escolha individual difere daqueles que tenho estudado no mestrado.
Como um retrato da sociedade norte americana, o filme está baseado no ponto de vista da individualidade. O Empowerment Individual é uma possibilidade para a contrução do conceito de autonomia, mas nos reserva armadilhas perigosas...
A ideia deste post é indicar o filme e utiliza-lo como ponto de partida para falarmos um pouco sobre autonomia. Nos próximos posts vamos dialogar um pouco mais sobre o conceito expresso no filme e a autonomia na qual acredito.
Obrigado por fumar

Gênero: Comédia Dramática
Tempo: 92 min.
Lançamento: 18 de Ago, 2006
Lançamento DVD: Jan de 2007
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Fox Filmes